Os profissionais do domingo foram unânimes em eleger o governadordo Banco de Moçambiquecomo a “Figura do Ano de2018”.
Rogério Zandamela disse sim à confiança emprestada pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, para chefiar o Banco Central. Poucos o conheciam, mas é tão moçambicano quanto os outros milhões de seus compatriotas.
Aceitou os termos de referência que visam fundamental e unicamente a implementação da legislação em vigor com o objectivo de garantir que as instituições financeiras observem as boas práticas internacionais e cumpram rigorosamente as recomendações e normas emanadas pela instituição, na sua qualidade de órgão regulador do sistema financeiro nacional.
ACONTECIMENTOS
Inauguração da ponte Maputo-KaTembe e morte de Dhlakama
Osjornalistas do domingo destacaram, por unanimidade, dois acontecimentos como os mais significativos do ano prestes a findar. Trata-se da inauguração, a 10 de Novembro, da ponte Maputo-Ka-Tembe e estradas de ligação, bem como a morte do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a 3 de Maio.Elegeram, também por unanimidade, desta feita como figura do ano, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, pela perspicácia e sentido de Estado na indução de medidas de política monetária que paulatinamente vão devolvendo a economia nacional aos carris.