Com estes equipamentos, a Electricidade de Moçambique (EDM) faz a vigilância remota da qualidade e quantidade de corrente eléctrica que fornece às empresas, pode medir e controlar as interrupções no fornecimento e oferecer uma pronta resposta no caso de falhas no serviço.
Até aqui, pelo menos três mil empresas já usam o sistema e outras quinze mil poderão receber em breve.A iniciativa está inserida num amplo contexto que visa levar o país a alcançar melhores posições na avaliaçáo conhecida por Doing Business, do Banco Mundial.
É que, um dos 10 critérios que se tem em conta para se chegar ao topo desta corrida é a facilidade de acesso à energia eléctrica por parte das empresas e a comodidade com que estas acedem às instituições.
No caso dos contadores que agora estão a ser montados, estes viabilizam um conjunto de aspectos da vida das empresas, com realce para a segurança na qualidade e quantidade de energia que elas recebem, controlo do consumo e, ao fim e ao cabo, ajudam a reduzir a quase zero o tempo que se perde com vaivéns por causa de reclamações até de facturas mal emitidas.