O Presidente de República, Filipe Nyusi, afirmou ser necessária a transformação de recursos naturais em riquezas reais para o aumento da produção de bens de consumo no país. O Chefe do Estado falava hoje no distrito da Manhiça, província de Maputo, na inauguração da refinaria de açúcar branco da Açucareira de Xinavane.
Na ocasião, Filipe Nyusi disse ser necessário o processamento da cana sacarina em grandes quantidades para a produção do açúcar.
“Precisamos transformar os nossos recursos em riquezas reais e o exemplo disso é aqui onde andamos a dizer que a terra é fértil, temos água, mas isso não basta. Esta empresa, juntamente convosco, transforma esses recursos em riqueza”.
Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade de produzir cerca de 90 mil toneladas de açúcar branco por ano. Com a entrada em funcionamento desta unidade industrial, o país passa a contar com duas refinarias de açúcar branco.
Entretanto, Bahle Sibisi, presidente da Tongaat Hulett, disse, dona da açucareira de Xinavane disse que o Projecto da refinaria de açúcar reflecte o compromisso da Tongaat Hullet “com o futuro da indústria açucareira moçambicana, parceiros da indústria do açúcar, incluindo accionistas, clientes e o sector agrícola, pois este projecto irá cobrir as necessidades do mercado local”.