Você vira de costas, olha para as partes do seu corpo e vê-as todas perfeitas, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa: coxas e pernas desenhadas dentro das suas calças jeans. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.
Com efeito, varizes, dificuldades de digestão, azia, refluxo; cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Atente-se às dicas de alguns especialistas.
Circulação sanguínea
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.
Varizes
Elas prejudicam principalmente às mulheres, isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizesentre eles.
Celulites
Não é que as roupas apertadas causem celulites. Mas elas retardam o tratamento ou favorecem o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sanguínea fica prejudicada nestas regiões.
Respiração
Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Resultado: você pratica a chamada respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até à parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbónico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma.
Dores nas costas
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculose as vértebras para realizar actividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, a sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem. Por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.
Digestão
O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais a sua barriga. Após as refeições, o seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à acção dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esófago, causando azia e refluxo.
Saúde sexual
Entre as mulheres, o uso de roupas apertadas pode favorecer o corrimento. Com a humidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais pode afectar na quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos, além de causar dor nos testículos.
Fonte:MINHA VIDA