Você sabia que o bebé nasce com o sistema imunológico tão imaturoe, por tal,com uma doença aparentemente inocente pode levar à morte? É verdade! Pode até parecer um exagero, mas um dos principais conselhos é sobre as visitas: um simples toque ou um carinhoso beijo pode levar o bebé a óbito em pouquíssimo tempo! Foi o que aconteceu recentemente no Estado do Iowa, nos Estados Unidos. A menina faleceu com apenas 18 dias de vida após contrair o vírus da herpes de um beijo. Infelizmente, casos como o de Mariana são mais comuns do que gostaríamos que fossem. E para tentar diminuir essa ocorrência, vamos falar do perigo do contágio da herpes em recém-nascidos.É importante ficar atento e evitar que beijem o bebé, principalmente nas mãos e na boca.
O que é a herpes
O vírus Herpesviridae é transmissor da herpes simples, que pode ser do tipo 1 ou 2 (HSV-1 e HSV-2). Elas normalmente causam pequenas bolhas, aftas ou úlceras no rosto, boca e lábios – HSV-1 – ou nos genitais – HSV-2. Os sintomas são seguidos de dor, coceira e até febre.
Estudos revelam que 85% da população mundial é portadora do vírus, que costuma se manifestar apenas quando o sistema imunológico está frágil, como picos de stresse, traumatismo, exposição prolongada ao sol ou até menstruação. A pessoa pode ser portadora do vírus, mas nunca ter apresentado sintomas, pois ela pode ficar em estado de latência por anos ou nunca aparecer.
Perigoem recém-nascidos
Apesar de aparentemente inocente, a herpes em recém-nascidos e pessoas com problemas de imunidade baixa é extremamente perigosa. E o motivo é simples! Em pessoas com as defesas do organismo imaturas a herpes pode afectar o fígado, o cérebro ou até levar à morte. Esses são motivos suficientes para evitar os famosos beijinhos nos pequenos inocentes que acabaram de nascer.
No caso de Mariana, a bebé que morreu com apenas 18 dias de vida nos Estados Unidos, ela foi diagnosticada com meningite HSV-1, uma forma altamente letal da doença, transmitida pelo beijo de uma visita. Uma simples afta pode ter transmitido a doença para a criança. Por esse e outros motivos é muito importante ficar atento às pessoas que visitam o recém-nascido. Seja bem clara com todos, pois não se trata de ‘frescura’, como muitos alegam. Não se incomode em ser chata e exigente, pois essa atitude pode salvar o seu bebé! Um simples e inocente beijo pode realmente acabar de maneira trágica. O ideal é esperar que o pequeno tome todas as vacinas, lá pelo terceiro mês, antes de receber visitas. E não se esqueça! As mãos devem estar bem higienizadas antes de pegar o pequenino. Todo cuidado é pouco, mas no fim, tudo acaba valendo a pena!
Fonte: Ficar Grávida