Início » Trabalho das FDS restaura segurança em Cabo Delgado

Trabalho das FDS restaura segurança em Cabo Delgado

Por Idnórcio Muchanga

O desdobramento das Forças de Defesa e Segurança (FDS) está a trazer algum alento à população de Mocímboa da Praia, Palma, Macomia e Nangade, na província de Cabo Delgado, distritos que têm sido vítimas de ataques protagonizados por grupos armados não identificados, desde Outubro de 2017.

O tema foi abordado esta manhã em sede da Assembleia da República, quando o Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro respondia às perguntas das três bancadas parlamentares.

Na ocasião, o ministro da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo explicou que a fragilização do grupo é fruto da intervenção das FDS que estão a implementar medidas especiais de protecção e segurança nas zonas afectadas.

Adicionalmente, segundo Veríssimo, estão a ser capitalizados contactos com as FDS dos países vizinhos de Moçambique, nomeadamente da Tanzânia e da África do Sul para a troca de informação de carácter operativo e coordenação de actividades neste domínio.

Relativamente a queixas sobre a actuação da Polícia durante as últimas eleições, Joaquim Veríssimo explicou que ela agiu em defesa da ordem e tranquilidade públicas e que em nenhum momento esteve a perseguir a oposição.

“No quadro dos processos eleitorais e nos termos da legislação em vigor, os membros da Polícia da República de Moçambique têm, dentre outras, a atribuição de zelar pelo cumprimento das leis e regulamentos relativos as eleições, incluindo a protecção e segurança dos locais e pessoas nelas envolvidas”, disse.

Entretanto, respondendo à questão sobre estradas e pontes, o titular do pelouro, Osvaldo Machatine reafirmou que o tema constitui prioridade do Governo e a título de exemplo destacou a ponte Maputo-Katembe e a respetiva estrada para Ponta de Ouro, cujo objectivo primordial é ligar o país de Rovuma ao Maputo num total de3 010 quilómetros.

Você pode também gostar de: