O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, considera que a massificação do uso da internet resulta no desenvolvimento de aplicativos e conteúdos locais que contribuem para a melhoria da condição de vida da população, do relacionamento com a administração pública, bem como para o incremento da economia digital no comércio, agricultura, pesca, cultura e turismo.
Mesquita falava terça-feira em Dubai, Emirados Árabes Unidos, durante a 20.ª Conferência dos Plenipotenciários da União Internacional das Telecomunicações.
Na ocasião, o governante garantiu que Moçambique tem vindo a implementar acções com vista à expansão e melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações, tendo como pilares o crescimento, a inclusão, a sustentabilidade, a inovação e as parcerias.
Partilhando experiências de Moçambique na componente do acesso aos serviços de telecomunicações, Carlos Mesquita referiu-se à criação do Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), um instrumento gerido pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e que tem desempenhado um papel importante na promoção do acesso universal ao serviço das telecomunicações no país.
“O FSAU está a liderar o processo de expansão da rede de telecomunicações para áreas comercialmente não viáveis, atendendo, deste modo, às necessidades das comunidades residentes nestes locais, para além de estar a criar condições de acesso destes serviços a estudantes e outras camadas sociais especiais”, explicou o ministro.