Visitar Tunis, a capital da Tunísia, é vivenciar uma longa-metragem de surpresas a cada instante. O povo não desperdiça o seu tempo com sorrisinhos para estranhos, até mesmo na recepção do hotel. Diz o que queres, de forma clara e vá à tua vida. À mesa prepare-se para temperos e pimenta. Se dás um passeio, o taxista age como um “chico esperto”, porque pensa que o cidadão a bordo é nigeriano ou norte- -americano e tenta extorquir o máximo possível.
A cidade de Tunis parece ter sido talhada para fins turísticos em quase todos os aspectos. Localiza-se na planície costeira que se forma em torno do lago e do Golfo de Tunis, que tem uma ligação com o Mar Mediterrâneo. Só estes elementos são mais do que suficientes para atraírem o interesse de quem por lá passa.
Por ali, destacam-se edifícios da era colonial que se vão misturando com novos prédios, que são cada vez mais altos e majestosos, muitos deles pertencentes a bancos e que estão perfilados ao longo da Avenida Mohamed V, uma das mais emblemáticas daquela urbe.
Texto: Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticicas.co.mz