Comemorou-se na passada sexta-feira, 12 de Outubro, o dia do professor moçambicano. Na passagem dos 37 anos desde que a data foi instituída, domingo saiu à rua para saber dos seus leitores como avaliam o papel do professor. Alguns afirmam que é o motor do desenvolvimento. Outros ainda defendem que perdeu credibilidade.
Promove o desenvolvimento
– Gabriel Machava, operador de máquinas
O professor desempenha um papel importante na sociedade, porque é a base do desenvolvimento. Para prosperar é preciso ter algum conhecimento e quem tem a base dessa ciência é o professor.
Hoje começamos a ver a sua imagem associada a coisas erradas. Ao professor já não é dado valor, e associam-no à venda de notas, corrupção e outros males. Mas é preciso lembrar que ele ganha mal, tem baixo salário que não combina com a vida actual.
Essencial na educação moral
– Narsa Samo, estudante
Penso que o professor tem um papel essencial, sobretudo na educação moral da sociedade. Sem ele, veríamos muitas coisas a não andarem bem, porque o professor passa a maior parte do tempo com os alunos.
Acaba tendo esse papel de ensinar como se comportar perante os outros. Ele é tudo para um estudante, transmite conhecimento.
No ensino primário, normalmente há um bom comportamento, mas as coisas se estragam no secundário, quando as alunas começam a desenvolver a sua fisionomia e os professores tentam envolver-se com elas. Há casos de corrupção, isso também mancha a sua imagem, mas o professor é indispensável.
É a base da nação
– Arão Massingue, profissional de logística
Todos sabemos e conseguimos ver que só com o professor é que aprendemos tudo. Ele é a base de uma nação.
Hoje temos médicos, engenheiros e técnicos noutras áreas. Todos esses precisaram do professor para lá chegarem. Ele acompanha de perto o crescimento dos nossos filhos e a forma como eles vão se comportando ao longo do tempo. Podemos afirmar que ele é o segundo parente.
Os maus salários é que mancham a área. O Governo deve criar mais incentivos para que ele não tire dinheiro dos alunos.
Papel fraco
– Amélia Changue, estudante
Os professores desempenham um papel fraco na sociedade. Já não prestam atenção aos seus alunos. Uma criança é capaz de ficar doente e o professor não se aperceber disso.
Os professores já não se preocupam mais com os seus alunos. Já não desempenham o papel de segundo pai que lhes é característico.
E mais, alguns professores já não têm domínio das matérias que dão na sala, estão mais preocupados com as redes sociais e o salário.