Início » VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: Criança implora para morar com a professora

VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: Criança implora para morar com a professora

Por Idnórcio Muchanga

Viajou, com 9 anos de idade, para a capital do país sob a responsabilidade de uma família que cá reside. Falamos de Domingas Domingos, uma nampulense de 13 anos, filha de pais ainda vivos, mas de parcas condições financeiras.

Passar a morar em Maputo tinha, entre vários, um propósito tacitamente definido por MJ, iniciais que identificam a cidadã responsável por esta transferência.

É que, aparentemente, “a ideia era trazê-la para me ajudar a cuidar da mais minha filha nova, que na altura (2015)era um bebé, e matriculá-la numa escola para que pudesse estudar e crescer como pessoa”, palavras de MJ.

No entanto, o lugar onde se supunha existir tudo de bom converteu-se num inferno para Domingas Domingos. Esta criança jura que é submetida a actividades fora da normalidade. Todos os afazeres da casa são empurrados para si. Passou a lavar, inclusive, roupa íntima da patroa manchada de fluidos típicos de mulher.

E partindo das suas declarações, percebe-se ainda que a troca de favores ficou comprometida. A parte que cabia aos adultos – pô-la a estudar – praticamente está a ser dificultada. Se não, vejamos: Domingas está matriculada em uma instituição de ensino que dista a muitos quilómetros do local onde reside com a sua actual família, no entanto, percorre-os a pé, sem que isso suscite dó, nem piedade da parte dos seus responsáveis.

Texto de CAROL BANZE e Imangens de Fotos de Carlos Uqueio

Leia mais…

Você pode também gostar de: