Nunca tinha sido tão difícil e perigoso viajar para a África do Sul. Nos últimos dias, fazer tal trajecto em busca de qualquer bem, ou mesmo em turismo, tornou-se um autêntico pesadelo.
Tudo porque um grupo de indivíduos resolveu protagonizar assaltos em série a autocarros e carros privados. As coisas pioram à noite quando os supostos malfeitores intensificam actos macabros.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), trata-se de indivíduos que nalguns casos se fazem passar porpassageiros, carregando consigo armas de fogo.
A táctica é antiga e consiste em vigiar os passageiros até descobrir o tipo e o valor dos bens que levam consigo. Só depois disso partem para a acção.
domingo indicam que os bens preferidos pelos assaltantes são telemóveis, dinheiro e outros produtos que os moçambicanos compram na África do Sul.
Para estancar a onda, a PRM vai reforçar a vigilância e fiscalização de viaturas de passageiros.
Já iniciou o trabalho de coordenação com peritos sul-africanos no acompanhamento de pessoas e bens a partir da fronteira do lado da África do Sul até ao terminal dos autocarros.