A qualidade na prestação de serviços hospitalares tem sido uma das grandes preocupações dos moçambicanos. domingo procurou saber dos seus leitores o que acham do atendimento nas unidades sanitárias.
Está a melhorar
‒ Moisés Mausse, estudante
O atendimento hospitalar está a melhorar nestes últimos tempos. Já teve dias piores. O doente ia ao hospital já desmoralizado, por causa do receio que tinha de enfrentar longas filas. Actualmente, os hospitais estão a conseguir gerir os seus quadros e os doentes.
Também há uma melhoria no atendimento. Os enfermeiros e médicos entenderam que devem tratar bem os pacientes e não os abandonar. Se o Ministério da Saúde fiscalizar cada vez mais, poderá haver mais tranquilidade.
Péssimo atendimento
‒ Bérquio Chilengue, auxiliar administrativo
Neste momento o atendimento está péssimo nos hospitais, porque falta o sentido humano nas pessoas que trabalham lá. Temos aqueles casos em que uma pessoa vai ao hospital para fazer consulta e, para ser assistido por um médico, tem de ficar na lista de espera durante quatro meses. Assim não funciona, porque o paciente acaba perdendo a vida.
Precisa-se de maior disponibilidade dos médicos e também deve-se melhorar a questão das filas, porque quem fica todo o dia no hospital é capaz de sair de lá pior do que quando chegou.
Não há humanismo
‒ Slee Rendenção, empreendedor
Não há humanismo no atendimento. Não se salva vidas e isso coloca os nossos hospitais numa situação caótica. Já se passaram os tempos em que havia esperança de melhorias nesse tipo de serviço. As cobranças também contribuem nesse aspecto.
Por outro lado, o tempo que o paciente leva no hospital acaba manchando a imagem deste. O pior é que vemos médicos a darem voltas de um lado para o outro, sem se preocuparem com o paciente. Quem não tem dinheiro também deve ter acesso ao atendimento médico.
Falta boa administração
‒ Francisca Langa, estudante
Falta muita coisa, mas neste momento precisamos de uma boa administração das unidades sanitárias. É isso que falta para o bom funcionamento dos hospitais. Os profissionais de saúde só precisam de uma boa direcção.
Já sabemos que se atende mal os pacientes e que os funcionários não ficam nos hospitais públicos. A administração irá incutir na mente dos médicos a responsabilidade que eles têm de salvar vidas. Só assim teremos os hospitais que desejamos.