O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, a meio da manhã de hoje, em Maputo, a central de ciclo combinado, a primeira do género no país e uma das mais avançadas no mundo.
O estadista moçambicano disse no acto de inauguração do mega-empreendimento que o mesmo poderá reduzir, significativamente, as restrições e o risco de apagões no fornecimento de energia na região Sul do país, gerando para o mercado vinte e cinco por cento de energia demandada na região Sul do país.
Nyusi referiu que a central é um ganho de extrema importância para o país e para a região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A central termoeléctrica é de ciclo combinado (gás natural e vapor) e vai produzir 106 megawatts de energia eléctrica a partir do gás natural produzido em Pande e Temane, na província de Inhambane.Filipe Nyusi destacou ainda o apoio do Governo do Japão no projecto moçambicano de garantir a melhoria do acesso à energia fiável e amiga do ambiente, um dos objectivos de desenvolvimento sustentável declarado na agenda 2030.
“A energia, a par de agricultura, infra-estrutura e turismo, é uma das áreas prioritárias definidas no nosso programa de governação no que se refere à sua expansão sustentável e melhoria da qualidade das infra-estruturas socioeconómicas para a promoção de actividade produtiva no seu todo”, afirmou o estadista.