Considera-se uma pessoa simples, comum e cumpridora de todos os deveres de esposa, mãe e dona de casa. Diz carregar o fardo de ser figura pública, portanto, no centro das atenções, o que faz com que seja cautelosa em tudo o que faz e diz. O seu nome é Elisa Lisete James Humbane, ou simplesmente Lizha James, como é conhecida nos meandros da música. Regra geral, Lizha acorda entre 6.30 e 7.00 horas para preparar o pequeno-almoço para a filha. Diz-se curiosa e gostar de inventar receitas novas, até porque cozinha mais com o paladar, não se amarrando a regras.
“Dizem que quem come muito é o melhor cozinheiro. A verdade é que gosto de comer. Sofro com o facto de não poder comer tudo porque tenho muita tendência a engordar. Gosto de mboa, matapa, espinafre e tseque. Em geral, gosto de verduras com coco e amendoim. Também aprecio muito a cozinha de Quelimane”, disse.
A sua inclinação para música deriva da influência dos seus pais e tios. “Estive no grupo de crianças da IgrejaMetodista”.
Segundo conta, trabalha praticamente de segunda a segunda e em qualquer lugar onde se encontrar, mas é na Bang Entretenimento e Lizha Só Festas onde passa mais tempo. “Na minha carreira as coisas acontecem porquedou de tudo para isso”.
Apesar da apertada agenda, ainda lhe resta tempo para adorar a Deus: “vou à igreja na segunda, quarta edomingo, excepto nos dias em que tenho espectáculos”.
As suas férias ideais são aquelas passadas fora de Moçambique e do continente africano, onde aproveita o momento para relaxar e “recarregar as baterias”. “Tenhoas que passo por causa da minha filha, mas estas aindanão são férias. Para mim férias é sair de uma área de trabalhopara outra”.
Enquanto uns se sentem incomodados em trabalhar com os seus cônjuges, para Lizha James é sempre um grande prazer trabalhar com o marido, Bang. “Essa foiuma das coisas que me fez continuar a trabalhar comoartista. Não ia aguentar com os assédios que acontecemno nosso meio. Se ele trabalhasse fora do meio, acreditoque não teria paciência”.
Sobre o casamento de famosos que de um dia para o outro acaba Lizha diz: “o nosso casamento é religioso.Casei consciente do que estava a fazer. Fiz aquela promessaaté que a morte nos separe. O meu casamento estásob protecção de Deus, por isso acredito que vai muitoalém”.
Ela cancelou a universidade no terceiro ano do curso de Marketing, mas acredita que um dia voltará à escola. “Do momento a minha cabeça não está preparada para aescola. É uma dívida que tenho”.
É verdade que quer crescer na sua área musical, mas é na família onde reside o maior sonho: “quero que o produtodo meu trabalho seja suficiente para os meus filhos,netos e bisnetos. Quero que não tenham de trabalhar pornecessidade como aconteceu comigo e com o pai. Gostariade dar um irmão à minha filha”.
Tempos livres? Gosta de ler livros didácticos e religiosos. Agora está a consumir a obra “Descubra qual é o seu destino”. “Não gosto de romances porque nos fazemsonhar”, nem de cinema, embora acompanhe regularmente o marido.
Para Lizha James a coisa importante na vida é respeitarmo-nos a nós mesmos para sermos respeitados pelos outros. “Temos de trabalhar e fazer a autocrítica paraque os moçambicanos nos valorizem”.
Texto de Angelina Mahumane