Caminhos da luz é o título da exposição individual de fotografiado foto-jornalista moçambicano, Mauro Vombe, patente na galeria do Instituto Camões, em Maputo. Composta por doze fotografias, a mostra retrata a visão nocturna das cidades Maputo e Beira. A mesma estará patente até o dia 30 de Agosto corrente.
“É sempre uma novidade, uma magia para mim quando pego na máquina fotográfica em busca de novas imagens. Estas imagens, em particular, Caminhos da luz, dão-me a sensação de que há esperança, há luz nas nossas vidas. É essa luz que tento transmitir através dos retratos. Cada um de nós tem uma luz interior que o orienta”, explica Mauro Vombe, fotógrafo.
“Luz é vida. Essa é a mensagem patente nas doze fotografias que resultam do olhar de lince e inconformado do Mauro Vombe. Um olhar íntimo que é partilhado através de uma viagem que nos faz percorrer através da imagem, duas cidades distintas: Maputo e Beira. Se por um lado temos a luz artificial que faz colorir Maputo, esta cidade cosmopolita e acolhedora de todas as gentes, temos por outro, a luz natural que empresta um brilho sem igual à cidade da Beira, cidade à beira mar que convive com os sons saídos do mar, oferecendo aconchego a quem chega ávido de a conhecer.”, lê-se no cartaz-argumento da exposição.
Caminhos da luz integra também parte da exposição Energizers, apresentada este ano em Lisboa, numa iniciativa que resulta de uma parceria da Galp com a revista Visão e a World Press Photo e mostra, na primeira sala da galeria, fotografias de dois dos fotógrafos participantes: Mauro Vombe e António Camacho.