Quando este regadio foi estabelecido era abastecido a partir de quatro motobombas, que só podiam funcionar com combustível uma vez que no local não havia corrente eléctrica.
Depois de muito tempo e de dispêndio de avultadas somas em dinheiro para manter as máquinas em funcionamento, a Empresa Electricidade de Moçambique entendeu montar um Poste de Transformação de 160 Kilovolt Amperes (KVA).
A instalação da corrente eléctrica poderá flexibilizar os trabalhos, uma vez que o distrito não tem nenhum local onde se possa abastecer de combustível para o funcionamento máquinas.
Entretanto, o assistente técnico da Empresa Electricidade de Moçambique, em Pemba, Amade King, explicou que os 160 KVA servirão para uma fase experimental, visto que ainda não se sabe quanto é que o empreendimento precisa para irrigar os mais de 1000 hectares existentes.
Decidimos trazer a corrente para este local porque sentimos que, embora não esteja a funcionar, poderão aparecer investidores que apontem para a energia como dificuldade. Trata-se de um empreendimento que não deve depender de combustível para o seu funcionamento. A instalação da corrente eléctrica neste local faz parte da nossa estratégia que consiste em acompanhar o ritmo de crescimento das comunidades. E porque acreditamos que o regadio pode voltar a funcionar, achamos melhor facilitar a vida dos próximos exploradores,explicou.
King fez saber ainda que a EDM está pronta para realizar intervenções de vulto caso os futuros investidores instalem equipamentos de grande capacidade.