A tradição voltou a mandar. O Festival Internacional de Teatro do Inverno (FITI) voltou a juntar a malta do teatro no Avenida, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Gil Vicente para, em quatro fins de-semana, fazer desfilar algumas propostas que, entretanto, guindaram-se entre o bom e o razoável!
O 14.º Festival Internaciona de Teatro do Inverno termina hoje, 25 de Junho, numa sessão a ter lugar no Teatro Avenida, com a exibição do Grupo Mutumbela Gogo.
Desde a sua criação, o festival é coordenado pela Associação Cultural Girassol e, a partir da sua segunda edição, deixou de ser competitivo. A edição de 2017 contou com actuações de pouco mais de 20 grupos, incluindo representantes de Angola, Portugal e África do Sul, bem como uma série de debates sob o signo de Papu Kultura.
Longe do grande público, o Festival de Inverno sempre faz a festa da classe teatral. É um ponto de encontro. Por um lado, porque propicia o atino com outras companhias, vindas de outros países, que transportam consigo outras culturas e outras formas de fazer teatro. Dessa troca resulta um enriquecimento imediato nos seus próprios processos de criação artística.