A última quarta-feira foi diferente para os alunos das Escolas Secundária Josina Machel e Secundária Estrela Vermelha. As escolas registaram um movimento não frequente. Receberam figuras públicas, entre estes
actores, músicos, jornalistas e empreendedores, para uma aula sobre Dignidade.
Organizados em dois grupos, os facilitadores, palestrantes, dividiram-se entre as salas das duas escolas e durante hora e meia falaram dos direitos, dos deveres que se resumem em uma vida digna.
Centrados na tese de que todo o ser humano tem direito de ter uma vida digna, oportunidade de explorar seu potencial, ter direito a saúde, rendimento e segurança, assim como a liberdade de escolher e tomar decisões, os palestrantes interagiram com os alunos.
No final da aula, os alunos resolveram exercícios sobre dignidade, descrevendo de A até Z, as palavras que espelham dignidade, a título de exemplo: A- Amor;B- Bondade; C- Compreensão; D- Dignidade; E- Empatia; F- Feliz, P- Paz, S- Saúde; T- Tolerância, entre outros.
O dia 20 de Outubro foi designado Global Dignity Day (Dia da Dignidade Global) e existe há 5 anos. Este ano, a comemoração é feita em mais de oitenta países através de um grupo de cidadãos representativos que se reúnem, debatem, e propõem ideias à volta da Dignidade Global.
A palestra sobre Dignidade consiste em uma conversa franca, aberta e de reflexão com os alunos. Gilberto Mendes, actor, coordenou o grupo de palestrantes que esteve na Estrela Vermelha. No final da palestra disse: “O objectivo é despertar nos alunos os Direitos Universais de cada ser humano para que viva e proporcione uma vida digna. A Dignidade se materializa através da transmissão de saberes, do despertar de conhecimento, hábitos e usos costumes que possam construir um tecido social desejável”.
Global Dignity(Dignidade Global) é uma organização sem fins lucrativos e que tem feito o seu muito através de palestras, influenciando na mudança de comportamento nos adolescentes e jovens.
De Moçambique, juntou-se aos membros da Dignidade Global, por eleição, o jovem Erik Charas e que anualmente vem juntando mais membros para orientar palestras. Tal como os restantes membros da Dignidade Global, Erik Charas tem orientado e assistido a sessões do dia da Dignidade Global em outros países.
A palestra nas duas escolas teve como oradores: Erik Charas; Gilberto Mendes, Frederico Jamisse, Eunice Andrade; Azagaia; Tânia Tomé, Stephan Morais; Célia Malina Cossa; Tamires Cabral; Erika Soares; Omar Daúdo; Mário Martins; Joaquim Costa e Valdemiro José.