Início » Uma mentira estraga mil verdades

Uma mentira estraga mil verdades

Por admin

Moçambique passou a ter 32 províncias. Há dias só tínhamos 11. O incrível nisto tudo é que as autoridades que administram o nosso território, não tiveram a amabilidade de nos informar acerca desta mudança estranha e, no mínimo, mirabolante…

Bula-bula, num primeiro passo, pensou que o aumento do número de províncias tivesse como finalidade acomodar alguns interesses políticos – lembrando que o perdigoto queria meia dúzia de delas para sua cesta – que essa coisa de territórios para gestão não abunda não.

Mas como dizia, esse foi um primeiro impulso diante dos números que, lidos depois com alguma acuidade, mostravam outra “realidade” que pode ser encontrada numa frase de François Fénelon: aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta. É isso. Há coisas que se podiam evitar. Basta, invariavelmente, considerando a era em que vivemos, visitar o Google para dissipar dúvidas. Lá, seria possível encontrar o mapa de Moçambique… mas como isso dá trabalho…

Vem este discurso a propósito de uma notícia nada convencional publicada pelo “site” de notícias A Bola África(que reproduzimos), com o título Moçambique: Cólera já infectou mais de 1200 pessoase a dado momento afirma que “A doença, que se propaga facilmente através da água suja, espalhou-se desde Maputo e infectou 13 outras províncias do país”; a mesma dá conta, noutro parágrafo que “há mais 19 províncias em risco de mais surtos de cólera”.

A novidade deve ter tirado sono aos dirigentes do país. É que, sem o conhecimento do Ministério da Administração Estatal e – imagine-se – do próprio Presidente da República, alguém decidiu aumentar o numero de províncias; das oficialmente conhecidas 11, passamos para 32 províncias. Dizem as más-línguas que tal visa acomodar os interesses de alguém que também quer algumas províncias para governar…

 

 

Você pode também gostar de: