O Governo anunciou o alívio nas restrições de abastecimento de água para a região metropolitana de Maputo, estabelecidas em finais do ano passado, em consequência da fraca precipitação e do baixo nível de encaixe na albufeira dos Pequenos Libombos.

Esforços diplomáticos que resultaram no entendimento entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o Rei de eSwatini, Mswati III, permitiram um encaixe adicional de 18 milhões de metros cúbicos.

No mês de Maio passado foi possível ter um armazenamento de 122 milhões de metros cúbicos naquela que é considerada a principal fonte de abastecimento de água na região Sul do país, nível jamais alcançado nos três anos anteriores. O encaixe corresponde a 32 por cento de armazenamento na albufeira.

Segundo explicou o director nacional de gestão e recursos hídricos, Messias Macie, cerca de 120 milhões de metros cúbicos permitem aumentar a abertura da comporta, passando a descarregar desde a última quinta-feira 2,65 metros cúbicos por segundo. Este novo cenário permite que a Estação de Tratamento de Águas de Umbeluzi esteja a operar perto da sua capacidade máxima, passando a 215 mil metros cúbicos. A capacidade de produção da ETA é de 240 mil metros cúbicos por dia.  

De recordar que o nível de armazenamento na albufeira dos Pequenos Libombos a 1 de Outubro do ano passado, no início da época chuvosa, era de 25 por cento, o correspondente a 97 milhões de metros cúbicos, sendo que se registaram precipitações bastante baixas entre Outubro e Dezembro.

Em Fevereiro passado, o armazenamento era de cerca de 20 por cento, correspondendo a 78 milhões de metros cúbicos, facto que obrigou a manter as restrições de abastecimento a níveis de 80 por cento da capacidade instalada da ETA de Umbeluzi.

Ainda com o presente cenário houve também um agravamento de fornecimento para a agricultura, passando de 15 para 30 por cento, cerca de 0,30 metros cúbicos por segundo, de modo a aliviar as restrições para os produtores que desenvolvem a actividade ao longo da bacia do Umbeluzi.

Texto de Benjamim Wilson
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 175 visitante(s) ligado(s) ao Jornal