‒vovó Alda Chemane, residente em Maputo

A educação da rapariga envolve uma série de regras. Trata-se de conhecimentos que são transmitidos de geração em geração, por pessoas experientes, maduras... No meio de tanta matéria por tratar, o domingo traz para esta edição dicas da vovó Alda Chemane, dirigidas às adolescentes, especialmente as que cumprem o período menstrual pela primeira vez. A conversa foi em torno de: 1) Como se comportar durante a menstruação; e 2) “Que cuidados se deve ter com a roupa íntima?”. Com efeito, questões relativas à higiene e comportamento foram aqui tratadas.

A vovó Chemane começou por dizer que, ao primeiro sinal de início de menstruação nas adolescentes, a mãe deve dirigir-se à filha e orientá-la com as seguintes palavras: “Minha filha, tu hoje viste o período. Isto não é uma doença, mas sim significa crescimento. A partir de hoje, se ‘brincares’ com rapazes, poderás ficar grávida”. Na verdade, continuou a avó Alda, torna-se importante fazer o acompanhamento da vida desta adolescente. Mas é aos 18 anos que ela vê como o momento certo para agigantar o olhar sobre as jovens. “Na minha opinião, deve ser encaminhada ao Planeamento Familiar, mas sem que isto signifique que ‘as portas’ estão abertas para a actividade sexual. É mesmo por uma questão de precaução”, ressalva. Tamanha desconfiança advém do facto de, actualmente, “os namoros terem como palco os quartos. E tudo acontece no período nocturno. Nos nossos tempos, a ‘nossa noite’ era ir à matiné, que iniciava às 15.00 horas e terminava às 18.00h. Até às 19.00h estávamos dentro de casa”.

Entretanto, conforme reza a nossa proposição, tocar nos aspectos relativos à higiene mostrou-se também fundamental. Para a vovó Alda, durante o período menstrual, a mulher deve vigiar-se a todo o instante. “Às primeiras horas da manhã, deve fazer o seu banho. Ainda assim, por volta 11.00h do mesmo período, proceder à mudança do penso higiénico. E mais: a adolescente/mulher deve andar com uma capulana na mochila. Isso é fundamental, para esconder alguma mancha que acidentalmente possa aparecer no vestuário”. E para não deixar a roupa íntima encardida, “aos fins-de-semana, deve mergulhar a roupa íntima no javel e, posteriormente, pendurá-la ao sol. Mas não deve ficar exposta. É preciso cobrir com uma capulana a roupa íntima pendurada no estendal”.

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 243 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas