Apesar de possuir maior quantidade de melanina, a pele negra exige sim cuidados diários para mantê-la protegida das radiações. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de manchas que também são comuns neste tom de pele.

Mas, quais são as características principais dapele negra?

Conforme é explicado por dermatologistas, apele negra envelhece mais devagar. A fibra colágena desse tom de pele é mais densa, com maior dificuldade de degradação, dizem osdermatologistas.

Você sabe quais são os principais problemas?

Se, por um lado, a resistência à degradação do colágeno retarda o envelhecimento; por outro, favorece o surgimento de alguns distúrbios dermatológicos. Aexposição solar intensa pode trazer pode ter como consequência o melasma- surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo-hiperpigmentação pós-inflamatória- quesurge como uma resposta a inflamações, tais como acne ou lesão.

Como proteger a pele negra da exposição solar?

De forma natural, a pele negra possui um factor de proteção solar, que a torna mais resistente à exposição ao sol. No entanto, essa mesma característica colabora para o surgimento de manchas. Por esse motivo, recomenda-se,no mínimo FPS30, considerando o factor já existente, explicam os especialistas. Aliás, é preciso protegê-la do cancro da pele que atinge a todos, alertam. 

 

Fonte: Adaptado de Juliana Oliveira, in DermaClub

 

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas