Texto de Carol Banze
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 

 

Não fosse esta contrariedade, as autoridades da Saúde de Chibuto, província de Gaza, esfregariam as mãos de contente se olhassem apenas para as estatísticas respeitantes à população infanto-juvenil que aflui à circuncisão masculina.

Dados avançados ao domingo por Fernando Nuvunga, provedor e responsável pelo posto que funciona desde 2013 no recinto do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Chibuto, apontam para a existência de um movimento satisfatório de crianças e jovens abaixo dos 30 anos, que acatam a orientação cuja tenção é prevenir doenças e/ou reduzir novoscasos de HIV-Sida, através da operação cirúrgica que remove o prepúcio, uma pele que cobre a glande do órgão reprodutor masculino.

A rotina de cada dia fala por si. Cada enfermeiro submete ao procedimento, em média, 15 utentes. Destaque-se, então, que, por lá, uma unidade actua geralmente com dois ou três profissionais nesta operação.

No que toca ao raio a abranger, sob ponto de vista espacial, é estendido de modo a abarcar um número elevado de pessoas. Só para exemplificar, da cidade de Chibuto, expande-se para Massangena, Massingir, Malehice, Chipadja, entre outros lugares.

Os estabelecimentos de ensino estão também na mira. Para a realização deste trabalho, as equipas de saúde deslocam-se até aos seus alvos, conforme garantiu Nuvunga, através de brigadas móveis que, semanalmente, vão até aos aglomerados populacionais, como forma de reduzir o grau de dificuldade no acesso a estes serviços.

Leia mais...

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas