Em geral, a gravidez traz consigo uma série de alterações na qualidade do sono, incluindo náusea, azia, síndrome das pernas inquietas, cãibra nas pernas e ronco.
Esses problemas (às vezes inevitáveis) podem ser agravados por maus hábitos de sono estabelecidos por você antes de ficar grávida. As orientações abaixo podem ajudá-la a ter uma boa noite de sono, não só durante a gravidez, mas também depois.

Livre-se dos “inimigos”

Durante a gravidez, fumar e tomar bebidas alcoólicas fazem mal ao bebé, e também podem atrapalhar o sono. Encare esse período como uma óptima oportunidade para deixar o cigarro e cortar o consumo de álcool.

Além disso, evitebebidas com cafeína, como chá, café e refrigerantes de modo geral, sobretudo à tarde e à noite.

Transforme o quarto em um santuário

Reserve um tempo para deixar o seu quarto o mais aconchegante e relaxante possível, a fim de que o sono venha mais fácil. Como é bem provável que na gravidez você sinta mais calor que o habitual, mantenha o quarto fresco.

Tente reduzir ao máximo possível qualquer luz ou barulho, pois eles podem facilmente acordá-la de um sono leve.

Procure não dormir com o celular ao lado da cama, para não ter a tentação de “dar só mais uma olhadinha” ou “verificar pela última vez se não chegou nenhuma mensagem”.

Use a cama só para dormir

Se você tem o hábito de comer ou ver televisão na cama, acabe com ele.

‒Deixe as preocupações fora do quarto

Se você mantém uma lista de “coisas a fazer” (mesmo que apenas mental), conclua-a até à hora do jantar, e só volte a pensar nela na manhã seguinte.

Não faça exercícios muito tarde

Estudos mostram que exercícios muito perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono profundo. Por isso, só faça actividade física até três ou quatro horas antes de dormir.

Cochilesempre que puder

 

Uma soneca de 30 a 60 minutos durante o dia pode melhorar a atenção e a memória, e em geral reduz os sintomas de fadiga.

Lembre-se, no entanto, que tirar uma soneca muito tarde, ou muito longa, pode atrapalhar uma boa noite de sono.

Se não conseguir dormir, levante-se e vá para outro cómodo. Ouça uma música suave ou leia alguma coisa. Quando se sentir sonolenta, volte para a cama.

Pratique técnicas de relaxamento

Há uma série de técnicas que você pode experimentar para ajudar a estimular o sono, como imagens guiadas, respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo.

Você pode experimentar usar sons relaxantes da natureza, disponíveis na Internet, para ajudá-la a cair no sono.

Faça um lanche antes de dormir

 

Se estiver incomodada com os enjoos (comuns no primeiro trimestre), mantenha o estômago ocupado comendo lanches leves, como bolachas secas, em especial antes de dormir.

Um chá de camomila ou de erva-doce deixa o estômago quentinho e ajuda a acalmar.

Evite refeições pesadas e picantes à noite

Comidas muito temperadas e apimentadas, ou alimentos ácidos como os à base de tomate, podem causar azia e indigestão.

Procure não fazer uma refeição grande muito perto da hora de dormir.

Durma sobre o lado esquerdo

É uma boa ideia se acostumar a dormir sobre o seu lado esquerdo já durante os primeiros meses da gravidez. A posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e para o útero com mais facilidade, e ajuda os rins a eliminar os líquidos desnecessários.

O ideal é que, virada para o lado esquerdo, você esteja também virada para fora da cama, para ficar mais fácil na hora de levantar para ir ao banheiro.

À medida que a barriga cresce, use tantos travesseiros quantos forem necessários para deixá-la confortável. Um no meio das pernas, um no meio da barriga, um para abraçar.
Propaganda



fonte:brasil.babycenter.com

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique