SAÚDE: Proteger as crianças no Inverno

O Inverno traz uma dúvida para os pais: como proteger as crianças do frio?

Na ânsia de os deixar aquecidos, muitos pais e mães vestem as crianças de casacos pesados, colocam tocas e luvas na cabeça e nas mãos dos pequeninos ao menor indício de que o frio se fará sentir e, por tal, mostrar-se necessário protegê-las.

Mas será que precisa de tudo isso?

Em parte, sim.

Tanto as crianças, como os idosos são mais vulneráveis ao frio, sendo por isso necessário redobrar os cuidados no que respeita à escolha de roupas adequadas para encarar o Inverno.

É preciso estar atento tambem à temperatura da criança, que deve estar entre 36,5 e 37,2 graus, de forma a acertar no agasalho.

A transpiração ou a irritação sem motivo aparente podem significar que a criança está com calor. Nesse caso, talvez seja melhor retirar uma parte da roupas.

Cuidados no banho

É, possivelmente, o momento mais difícil do dia durante o inverno. Para começar, os banhos têm de ser mais rápidos. E tenha cuidado! A água quente pode causar queimaduras na pele sensível das crianças ou deixá-la ressecada. Então, atenção à temperatura da água! Não deve exceder os 37 graus.

Durante os passeios

Quando os termómetros marcam temperaturas mais baixas não deve ser motivo para deixar a a criança em casa. No Inverno, a família pode passear, desde que se tenha alguns cuidados, por exemplo, com os horários. Não é recomendado sair de casa antes das 10.00h e depois das 17.00h, pois nesses períodos do dia a temperatura é menor e a incidência de vento é maior. E mais: evite sair com a criança imediatamente após o banho e levá-la a lugares aglomerados.

Entretanto, apesar de toda a atenção dos pais, algumas crianças podem não passar o Inverno ilesas. Tosse, gripes, resfriados e congestionamentos nasais são comuns nessa época do ano e podem ser solucionados com uma simples consulta ao pediatra. A saúde dos pequenos agradece!

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 469 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador