Bibliotecas escolares: um desafio para a educação

Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

A falta de bibliotecas nas escolas está a limitar a aquisição de conhecimentos e o desempenho dos alunos de escolas primárias e secundárias do país. Fala-se aqui de um ‘mundo’ ilimitado onde se busca ferramentas que auxiliam os alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem e enriquecem o seu repertório de conhecimento.

É um lugar onde adultos e, especialmente, as crianças desenvolvem competências de que se valem ao longo da vida.

De acordo com os directores de algumas escolas entrevistadas pelo nosso jornal, as dificuldades que os alunos do ensino primário e secundário e até universitários têm apresentado, sobretudo na leitura e escrita, é, também, reflexo das deficientes condições das escolas, que funcionam sem aquelas infra-estruturas.   

Com o objectivo de se inteirar desta situação, domingo percorreu algumas escolas primárias e secundárias da cidade de Maputo e o que viu foi que a Escola Primária Completa Mista de Chamanculo no bairro de mesmo nome, não possui uma biblioteca, não obstante a seu tempo de existência.

Entretanto, conforme constatações feitas no local,“no momento temos cinco salas vazias, pois muitos alunos pediram transferências para zonas de expansão, que poderiam ser transformadas em biblioteca, mas não temos condições de levar a ideia adiante”, disse o director da escola, Faustino Fabião Guambe.Para a conservação dos poucos livros que a escola possui, a direcção recorre ao armário que se encontra na sala do director. “Isto é apenas um improviso. E sabemos que uma biblioteca é essencial sobretudo no ensino primário que é a base de todo o processo de desenvolvimento intelectual”, anotou.

 

Mesmo sem aula ficam à deriva

A Escola Primária Completa de Maxaquene B é outra instituição de ensino que não possui uma biblioteca. Naquela instituição de educação, são usados apenas os livros curriculares no processo de Ensino e Aprendizagem.

Leia mais...

 

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 476 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador