Os japoneses possuem um costume muito incomum: tirar os sapatos antes de entrar em casa.Como muitos deles dormem em tatames, não é ilógico que eles tirem os sapatos antes de entrar em casa. Na verdade, isso acontece na maioria dos países asiáticos. E nos outros países do mundo, a maioria das pessoas não tira os sapatos antes de entrar em casa.

Agora a ciência explicou o porquê este costume ser muito importante. Ele evita levar germes para dentro de casa. E o alerta é maior ainda para você que tem criança que engatinha pelo chão.

Os pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que cerca de 40% dos sapatos transportam uma bactéria chamada Clostridium difficile. Estes esporos são muito difíceis de tratar. Descobriram, também, que a bactéria se espalha pela casa, e não ficando apenas no chão onde o sapato pisou.

O problema é que a bactéria é resistente à maioria dos antibióticos que existem no mercado. Isso faz a bactéria se proliferar e ir para o intestino, causando cólicas horríveis que são muito difíceis de tratar pela resistência aos antibióticos. Você não gostaria de ter esta bactéria em sua casa. Gostaria?

O que mais existe em baixo dos sapatos?

Bom, existirá poeira, cocó de pássaro, cocó de cachorro, areia, sendo que aqui proliferam bactérias.

Os pesquisadores descobriram cerca de421 mil tipos de bactérias em solas de sapato. A maioria dela causa grande desconforto intestinal, e vómitos e diarreia, deixando o paciente com mal-estar por alguns dias. Existem ainda bactérias que fazem mal ao pulmão e que podem causar pneumonia quando não tratadas.

Tirando os seus sapatos antes de entrar em casa, você vai precisar de limpar a casa com menos frequência. Mantenha uma sapateira perto da porta para que os convidados também façam isso.

Outro ponto positivo é que as crianças poderão rolar no chão sem nenhuma preocupação, além de você andar descalço e estimular pontos de pressão nos seus pés.

Fonte: adaptado de LifeHack

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique