Hélder Luís Gonzaga é dos nomes inevitáveis quando o assunto são executores de viola-baixo no país. É apaixonado pelo instrumento que toca, a ponto de se denotar uma verdadeira cumplicidade com a sua guitarra.

Filho de Alfredo Luís Gonzaga, topógrafo, e de Maria Prudência Mougueret, comerciante, nasceu no bairro da Malhangalene, na cidade de Maputo, a 25 de Outubro de 1979 e cedo descobriu a sua inclinação para a arte que abraçou: dedilhar.

Começou a tocar guitarra em 1995, influenciado pelo seu vizinho, que o fazia passar as madrugadas a praticar. Teve de enfrentar a oposição do pai, que o queria ver a estudar Informática.

Com a mãe era diferente. Foi ela quem lhe comprou, em 1996, a primeira guitarra acústica clássica. Embora possuísse o seu instrumento, o vizinho sugeriu-lhe que tocasse o baixo, por conta da sua antiga paixão de ser baterista. “Via alguma relação nos dois instrumentos, já que trabalham com graves”, comenta.

Ao concluir a 12.ªclasse játinha as ideias claras sobre o caminho a trilhar. Em 2004 foi frequentar o ensino superior de música na Cidade de Cabo, na África do Sul, onde se especializou em jazz performance. Viveu neste país até2012. Ainda na terra do Rand, abraçou alguns projectos: tocou com a banda Tucan Tucan, antes de voltar para casa.  

Texto de PRETILÉRIO MATSINHE

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 188 visitante(s) ligado(s) ao Jornal