ORDEM E SEGURANÇA: O dia-a-dia da Polícia Costeira

Texto de Francisco Alar
francisco.alar@snoticicas.co.mz
As reformas em curso no sector da Ordem e Segurança Públicas, com destaque para a reestruturação e especialização da Polícia da República de Moçambique, estão a notabilizar-se em diferentes esferas. Este semanário traz a radiografia da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial (PCLF) que abriu as portas, desde o Comando Central até aos Regimentos provinciais e algumas subunidades, incluindo a base naval, para domingo se inteirar do funcionamento da área de fiscalização e patrulha naval.

Trata-se do ramo dos homens e mulheres de azul e nadadores de calção e camiseta que temos visto nas praias moçambicanas.Aguçou curiosidade jornalísticaa visualizaçãode fragatas de patrulha atracadas no Porto da Matola-Rio. Já em plena produção desta Reportagem, soube-se que, afinal, o antigo Porto da Transmarítima é agora a base naval da Polícia Costeira.

À primeira vista, a sua área de actuação parece conflituar com a da Marinha de Guerra e Administração Marítima. A este respeito, o comandante esclareceu que a sua força é responsável pela manutenção da Ordem e Segurança Públicas nos 2700 quilómetros de costa moçambicana, 12.000 quilómetros quadrados de águas interiores (lagos e rios) e um raio de 12 milhas de águas territoriais e a zona contígua, mais para dentro do mar. Clarificou que as tarefas desta força não conflituam com as de outros organismos. Pelo contrário, há complementaridade.

 

Leia mais...

 

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 454 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador