Reserva de Maputo melhora abastecimento de água

O abastecimento de água às comunidades que habitam os arredores da Reserva Especial de Maputo, localizada no distrito de Matutuíne, registou uma significativa melhoria em virtude da abertura de 10 novos sistemas de captação.

A entrega dos sistemas, orçados em cerca de 350 mil dólares, destinados ao consumo das comunidades e ao abeberamento de animais, faz parte de um processo de melhoria das condições de vida dos cerca de 3500 residentes das áreas circunvizinhas da reserva.

A cerimónia da entrega das infra-estruturas teve lugar quinta-feira, no povoado de “Guengo”, num processo, liderado pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), conjuntamente com organizações ligadas à conservação. O objectivo é a criação de meios alternativos de acesso à água no âmbito da protecção da biodiversidade.

É que de forma recorrente a população vandalizava a vedação da reserva com o objectivo de encontrar água para o consumo, chegando alguns pastores a introduzir manadas de gado bovino na zona protegida, para além de aproveitar as lagoas para os animais matarem a sede.

Leia mais...

Pub