PLEITOS ELEITORAIS 2018-2019: Vêm aí mais coligações de partidos políticos!

As quintas eleições autárquicas marcadas para o dia 10 de Outubro de 2018 poderão ser dominadas pela participação de mais coligações de partidos políticos, do que as conhecidas, a avaliar pelas concertações em curso, entre vários líderes das formações políticas sediadas em Maputo, tudo na perspectiva de ganhar a maioria dos municípios.

AINDA SOBRE GORONGOSA: Por detrás das tréguas pontificou a acção das FDS

As populações que vivem nas antigas posições da Renamo, na zona da Gorongosa, mostram-se reticentes quanto à certeza de que estejamos a caminhar para uma paz efectiva e definitiva. Desconfiam a seriedade do movimento politico-armado, tendo como base as promessas dos últimos 20 anos e conjecturam que a posição tomada pelo seu líder pode estar a dever-se ao facto de as FDS terem fustigado de forma impiedosa os seus esconderijos.

Irmãos, vamos trabalhar!

Os indicadores na área da agricultura, no primeiro semestre de 2017,  e a subida de receitas, que passou de 700 milhões para 800 milhões no ano de 2016, na província de Gaza, foram apontados pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, durante a visita de trabalho que decorreu de 13 a 15 do corrente mês naquela parcela do país, como “sinais encorajadores, que trazem alguma esperança” por dias melhores para a população de Gaza e não só. Este factor levou o mais alto magistrado da Nação a convidar a população para arregaçar as mangas, pois, conforme anotou, “as coisas estão a acontecer paulatinamente”. 

Nyusi quer impacto directo do crescimento do país

O presidente da República, Filipe Nyusi, que ontem completou a metade do seu mandato, disse em mensagem à Nação, que se na primeira metade do seu mandato dedicou-se a trazer Moçambique de volta aos carris do progresso, pretende no tempo que lhe resta, em simultâneo, empenhar-se em assegurar que os benefícios do crescimento tenham impacto directo e sejam sentidos por cada um dos moçambicanos. 

CNE reúne com embaixadores

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reuniu-se há dias com os representantes do Corpo Diplomático acreditados em Moçambique, ocasião que serviu para dar detalhes sobre a preparação dos pleitos. No final do encontro, os embaixadores expressaram o seu cometimento de apoiar as eleições que segundo eles devem ser organizadas observando-se a lei e esperam que sejam livres, transparentes e justas.

Moçambique e Angola reforçam cooperação no sector da Justiça

O Ministro da Justiça da República de Angola, Rui Jorge Mangueira esteve semana passada em Maputo, no âmbito da cooperação com o seu homólogo moçambicano, Isaque Chande, ocasião que serviu para o estreitamento das relações e troca de impressões no concernente ao sistema de administração da justiça em ambos os países.

Nyusi preocupado com focos de desobediência

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manifestou preocupação com a incitação à desobediência promovida por grupo de moçambicanos que, segundo destacou, não gostam de trabalhar. O estadista sublinhou que nos últimos tempos tem sido reportadas situações diversas protagonizadas por indivíduos que proíbem crianças de ir à escola ou camponeses de trabalharem em campos agrícolas.

 

Relatório do governo provincial na “lupa” do Presidente

Acalorados debates foram suscitados pelo teor do relatório do Governo de Tete, apresentado pelo respectivo governador, Paulo Auade. O Chefe de Estado, contrariamente ao habitual, viu-se mesmo obrigado a mandar a Imprensa para fora, dado o rumo dos debates que questionavam os números apresentados.

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 313 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador