Crise como factor de unidade nacional (1)

Sei que alguns não me entenderão, mas a partir do segundo parágrafo vou transcrever uma crónica da minha lavra e publicada, quando vivia em Cabo Delgado, nas vésperas duma das reuniões de quadros do partido Frelimo, realizada na Matola, que o veterano Jorge Rebelo leu para os seus camaradas, porque lhe tinha ido ao seu âmago patriótico. Voltemos a ler:

Um dos mais complicados métodos de ensino é aquele em que se parte do geral para explicar o particular. É mais difícil falar do mundo a partir da ideia do Universo e as generalizações em alguns níveis de conhecimento são um mau caminho, sendo preferível, bastas vezes, partir do que nos rodeia para perceber o que pode estar a acontecer com os outros, nossos semelhantes.

E no meu país, onde tudo é forçado a ser nacional, estamos a viver durante mais de 40 anos, de palavras de ordem, que devem ser pronunciadas em cada etapa da nossa história, em cada canto do país, da mesma forma e sem olhar pelas especificidades de cada região. Desta vez surge-nos uma palavra de ordem que nos é imposta a partir do mundo, sim, daquelas que só elas são o mundo! Crise mundial.

Já não estamos a falar das décadas de combate ou erradicação do que quer que seja, não falamos dos “deixa-estar” ou “deixa-andar”, estamos a deixar a necessidade de não só acelerar o passo, mas sim, correr, etc. Somos obrigados a abraçar a palavra de ordem do momento, CRISE ECONÓMICA MUNDIAL ou CRISE FINANCEIRA MUNDIAL.

Texto de Pedro Nacuo

nacuo49nacuo@gmail.com

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 484 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador