Roubaram 39 botijas de oxigénio no hospital

Por solidariedade e por conhecer o sabor acre da doença, há dias fui ao Hospital Central de Maputo (HCM) visitar um familiar que estava internado numa das enfermarias. Fiquei agradavelmente satisfeito por o ter encontrado com a moral em alta, apesar da maleita que lhe atormenta não ser fácil.

Abro um parêntesis para falar dos distintos comportamentos dos doentes, tudo isso na expectativa de me explicar porque adulei o estado psíquico do meu familiar.

Há pessoas que quando adoecem entregam-se completamente à patologia, o que dificulta, e muito, o seu rápido restabelecimento, porque ainda que os médicos, enfermeiros, familiares, amigos lhes digam que estão a recuperar,eles não acreditam.

Este tipo de doente descobre quase sempre mais uma dor, mais uma borbulha, mais uma mancha na pele para se convencer de que não está a registar melhorias e, consequentemente, fica mais tempo internado nas unidades sanitárias, ou em casa, mas em contínua convalescença.

No reverso da medalha estão os doentes que acreditam sempre que estão em franca recuperação. Fazem esforço super-humano para se movimentarem com os seus próprios pés, fazem a própria medicação. Recusam-se, terminantemente, a serem auxiliados para comer, para irem aos lavabos, e, mais notório, não param de conversar e jamais deixam transparecer o sofrimento que lhes dilacera a alma. São os bons doentes.

Texto de André Matola
matolinha@gmail.com

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 382 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador