Você precisa mudar junto com o gosto do público- Nat King Cole

Quando Esparta e Tróia entraram em guerra (1193–1183 a.C)por causa de Helena, a mulher que trocou os olhos ao jovem Páris, a mãe de Aquiles disse-lhe mais ou menos o seguinte: “Se ficares em Esparta, terás mulher e filhos; terás netos mas com o passar do tempo, o teu nome será esquecido. Se fores a Tróia, travarás grandes batalhas mas não voltarás para casa; entretanto, o teu nome ecoará pelos próximos mil anos”. Aquiles, como se sabe, escolheu ir para Tróia…

Séculos depois, em 1995 realizou-se, na cidade de Harare, Zimbabwe, o primeiro Festival Cultural da SADC. A música foi o pretexto escolhido para juntar centenas de artistas dos países da região austral de África. Os Ghorwane, Omar Issá (ex-Eyuphuro), Wazimbo, Carlos e Zaida Lhongo tiveram a responsabilidade de representar Moçambique. Produção e organização impecáveis, e a presença massiva do público ajudaram a transformar o Festival num momento único de festa e convívio entre os povos da região e não só.

Dos artistas moçambicanos - nomes firmados sem dúvidas - avultou uma figura insuspeita: Zaida Lhongo. Na altura era mais bailarina do que cantora. Mas na apresentação do Conjunto Carlos e Zaida Lhongo, ela interpretou um tema, agigantou-se. Incendiou literalmente o palco com a força da sua dança. Uma energia contagiante. O público rendeu-se. Era impossível ficar apático diante daquela força da natureza. Até Mutukudzi fez um comentário sobre a moçambicana; elogiou a energia e a ousadia dela.

Um marco interessante na carreira de Zaida Lhongo foi o primeiro prémio que ganhou no Ngoma Moçambique. Com plateia cheia - incluindo alguns governantes - a cantora deu uma nova definição à palavra ousadia. Assim do nada, com um sorriso infantil no rosto, ao ritmo da canção “Kiriribone”, mostrou as cuecas. Fê-lo duas vezes. A plateia ruiu. Naquele instante ela pareceu dizer “Eu sou Zaida Lhongo e vocês vão me conhecer”. Inaugurou uma nova etapa no nosso “show business”. No jeito dos nossos artistas - especialmente as cantoras - de se exibirem e se comportarem em palco. Passou por cima de todos preconceitos que enformam a nossa sociedade. Exemplos de “seguidoras não assumidas” existem aos magotes. 

Texto de Belmiro Adamugy
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 203 visitante(s) ligado(s) ao Jornal