A definição comum diz que o Hino Nacional é, na maioria dos casos, uma composição musical patriótica  que é aceite pelo governo de um país como a música oficial do Estado.

Moçambique teve o seu primeiro Hino Nacional, composto pelo maestro Justino Chemane. Foi cantado durante 27 anos. Depois houve a necessidade de se elaborar um novo hino, cuja figura principal foi o etnomusicólogo Salomão Manhiça, já falecido. O actual Hino Nacional de Moçambique tem como título Pátria Amada.

Vem isto a propósito do que tenho estado a assistir em cerimónias oficiais, conferências, “workshops”, sessões do Governo e em muitas outras ocasiões. Se uma sala tiver cerca de cem pessoas, aproximadamente trinta ou quarenta é que cantam o Hino Nacional do princípio ao fim. As outras começam e param pelo caminho por não conhecerem a letra. Outros nem a primeira estrofe conhecem. Enquanto uns cantam, eles vão balbuciando para fingir estarem a cantar. Outros esperam pelo refrão, dando-se até ao luxo de cantar bem alto o refrão para dar a entender que conhecem a letra. Mas quando há a retoma da nova estrofe, voltam à mudez e assistem os que cantam. Alguns fingem estar constipados e tiram dos seus bolsos lencinhos para melhor espirrar – wentsimmm.

Por Frederico Jamisse

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique