Respeita-te e outros te respeitarão - Confúcio

É cada vez mais notório que, a vários níveis, a humanidade enfrenta uma crescente quebra do estado democrático de direito no capitulo dos direitos humanos. Há uma crescente relativização desses direitos em nome de “valores” outros nem sempre claros. Assiste-se ao aumento da violência em nome da sobrevivência. Há infanticidios, femicídios, violações sexuais, assaltos a mão armada, etc.etc.

Há quem culpe a economia de mercado que, acredita, rege-se por regras selvaticas com os olhos fitos no lucro. Outros falam da luta pelo que comer no dia a dia. Fala-se da falta de perspectivas e de uma cada vez maior descrença naqueles que têm a missão de prover o bem público. Enfim, o mundo caminha a passos largos para o ocaso. E isto, entenda-se, é um cenário generalizado. Basta ver e ouvir os noticiários daqui e de lá.

Reconhecendo o estado crítico do mundo, a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), organizou em Belo Horizonte, Brasil, um Congresso para discutir “Religião, Ética e Política”, tendo em conta que a sociedade apresenta desafios que tocam questões fundamentais, sobretudo na óptica do direito, da democracia, nas causas sociais, na multiculturalidade que tece o nosso contexto e em temas que exigem uma postura nova e um olhar mais profundo da realidade. 2018 também traz a comemoração dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos.

São assuntos capitais. De interesse geral... ou pelo menos deveriam fazer parte das preocupações de todos os homens de bem. É isso.

Mas o onde é que Belo Horizonte toca em Moçambique?

Por Belmiro Adamugy

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique