Quem sofre de asma precisa de ficar atento no Inverno! Para evitar as famosas crises de ar, algumas atitudes podem amenizar o problema.

Limpe a casa

Um dos principais desencadeadores das crises são os ácaros, presentes no pó domiciliar. Por isso, a limpeza de cada cómodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma, que nada mais é do que uma alergia crónica e aguda.

Animais de estimação

Não é aconselhável tê-los em casa, mas se já os tem não deixe que eles entrem ou durmam no seu quarto. Outra medida importante é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Hora de dormir

Muitas vezes essa é a pior hora para o asmático. Para evitar desconfortos, algumas mudanças devem ser feitas: dê preferência ao edredon ao invés do cobertor, que solta pêlos e use capas antiácaros no seu colchão e travesseiro que, juntamente com as cobertas, devem ser lavados regularmente.

Agasalhe-se

Sair de um ambiente fechado e quente para um externo, com ar frio, pode provocar o choque térmico que, inevitavelmente, interfere no seu aparelho respiratório. Por isso, o ideal é sempre sair de casa bem agasalhado e com um cachecol ou lenço cobrindo o nariz.   

Largue o cigarro

O fumo só favorece a evolução da asma e das alergias. Alérgicos fumantes têm grandes chances de se tornarem futuros portadores da asma, e a permanência do hábito fará com que as crises fiquem cada vez mais fortes e mais difíceis de serem tratadas.

Fonte: Adaptado de https://vilamulher.uol.com.br › Bem Estar › Saúde

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique