Moçambique é, sem dúvida, um país abençoado sob ponto de vista de disponibilidade de rios, lagos, lagoas e condições climatéricas favoráveis para a prática da aquacultura. É neste contexto que empresários nacionais e estrangeiros começam a ver, no sector, uma oportunidade para ganhar dinheiro. O negócio é rentável.

Na esteira do fórum nacional da aquacultura realizado recentemente na praia do Bilene, juntando vários actores da cadeia de valor do sector da aquacultura do país, domingo interagiu com alguns produtores.

Enquanto uns apresentam dificuldades derivadas da falta de uma indústria de produção de rações, outros falam da necessidade de um melhor controlo da qualidade de alevinos que têm sido importados.

No entanto, há os que olham para o fórum da indústria da aquacultura com optimismo, sobretudo atendendo o potencial existente. Sendo exemplo o co-proprietário do Chicoa Fish Farm, em Tete, Gerry McCollum, e diz que investir em Moçambique é bom pelo facto de a aquacultura ser uma indústria em desenvolvimento e promissora.

Chicoa Fish Farm é uma empresa que começou as suas actividades em 2015 na Albufeira de Cahora Bassa, em Tete. Dedica-se à produção, criação e venda da tilápia nilótica.

Maria de lurdes Cossa
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas