Inspecções mais rijas a pedreiras e areeiros

Jorge Rungo

jorge.rungo@snoticicas.co.mz

A exploração desregrada de areia e pedra de construção na província de Ma- puto está com os dias contados. A ministra dos Re- cursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, disse ontem à tarde que nos próximos temos serão re- alizadas inspec- ções mais fortes com vista a dis- ciplinar o sector e torná-lo mais profissional.

Trata-se de medidas que deverão ser implemen- tadas tendo em vista moralizar os mais de 190 titulares mineiros que operam na província de Maputo, entre os quais 118 detentores de Certificados Mi- neiros (para explorações de pequena escala), 50 concessio- nários e seis operadores com licenças de pesquisa.

Estes operadores exploram e pesquisam recursos minerais como o calcário, bentonites, diatomites, pedra e areia de construção que, na sua maio- ria, são comercializados nas cidades de Maputo e Matola onde se regista um crescimen- to de projectos de construção civil e de engenharia assim como de indústrias diversas. A ideia, conforme revelou a mi- nistra Letícia, deverá começar a apresentar resultados nos próxi- mos seis meses. “Chegámos à conclusão de que o sector está a ter problemas de comunica- ção, facto que atrofia o negó- cio dos operadores e compro- mete a nossa actuação”. 

Leia mais...

Editorial

Fechar a cadeia de valor da agricultura
domingo, 29 outubro 2017, 00:00
Como manda a praxe, foi lançada, semana passada, a campanha agrária 2017-2018, numa cerimónia havida num dos distritos mais produtivos da província de Maputo – Moamba. A... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 478 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador