Companhia da Matola no festival Pan-africano

A Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola, Província de Maputo, participa entre os dias 19 e 23 de Julho corrente, no Congo Brazzaville, no Festival Pan-africano.

O conjunto, composto por 12 elementos, segue amanhã para aquele país, com o programa de actuar durante três dias.

Naquele evento, o combinado vai apresentar vários números e ritmos tradicionais do país, nomeadamente Mapiko, Xihoda, Nhambaro, Makwai, Ngalanga, Ximgomana, Xigubo, Semba e Libondo.

O representante da companhia municipal, Herminio Nhantumbo, disse que a selecção destes ritmos visa representar todos moçambicanos no evento. Assim, foram selecionados nove ritmos, sendo três para cada região do país. A título de exemplo, indicou que a zona sul será representada com os ritmos Ngalanga, Ximgomana e Xigubo.

Num outro desenvolvimento, Nhantumbo disse que a Companhia está a preparar a peça Ntsume que será exibida nos meses de Novembro e Dezembro deste ano. A peça retrata um assunto social, caso particular o rapto de pessoas com o problema de pigmentação da pele (o albinismo).

A Companhia pretende com a peça fazer entender a sociedade que o corpo humano não é uma mercadoria para ser vendida, para além de visar condenar o tráfico de seres humanos.

Ainda no próximo mês de Dezembro, a Companhia vai participar num intercâmbio, na África do Sul. Essa participação  será retribuída na cidade da Matola, em Outubro do próximo ano, 2018.

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 236 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador