SOFALA: Detidos na posse de troféus de animais

Dois indivíduos, com idades compreendidas entre os 23 e 27 anos de idade, encontram-se detidos depois de terem sido surpreendidos, há dias, na posse de troféus de animais da floresta do Parque Nacional da Gorongosa, cujo abate é proibido por lei.

A detenção aconteceu na passada terça-feira, na vila-sede do distrito de Inhaminga, na província central de Sofala, quando alegadamente os detidos se preparavam para proceder à entrega de duas pontas de marfim pertencente a uma cria de elefante, quatro dentes de leopardo, dois de macaco, uma pele de gato cerval e uma unha de urso.

Depois de neutralizados em plena via pública, os indivíduos foram conduzidos para as celas do comando das equipas de fiscalização no Parque Nacional da Gorongosa, com vista à abertura dos procedimentos legais e a sua posterior entrega ao Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Ainda nas celas localizadas no acampamento de “Chitengo”, uma espécie de “Quartel-General” do Parque Nacional da Gorongosa, o nosso semanário abordou os dois indivíduos, os quais se identificaram pelos nomes de Gilto Tenente, natural de Caia, e de Boramo Domingos, nascido em Cheringoma.

Domingos disse ter recebido, momentos antes da sua detenção, uma chamada de um suposto “patrão”, cujo nome desconhece. O número de telefone do suposto comprador foi-lhe fornecido por uma senhora que também não conhece.

De acordo com aquele detido, a alegada senhora ter-lhe-á dito que o suposto “patrão” necessitava de marfim, dentes de leopardo e que, alegadamente, pagaria uma quantia significativa.

Questionado sobre a alegada quantia “significativa”, Domingos não conseguiu especificar porque ainda não tinham sido concluídas as negociações entre eles e o suposto comprador.

Perante a nossa insistência, o entrevistado acabou por referir que o suposto comprador estaria na disposição de pagar por uma pele de tigre seis mil meticais.

Numa versão contraditória à do seu comparsa, Tenente disse ter achado a “mercadoria” na casa de um velhote que, quando chegou à referida residência, veio a tomar conhecimento da existência de um “patrão” que “paga bem”.

Depois de ter recebido do referido velhote uma pele completa de leopardo e não de tigre, Tenente disse ter ligado para o seu comparsa para juntos irem ao encontro do suposto comprador.

Leia mais...

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 259 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador