TRATAMENTO DA MALÁRIA: Vacina testada na Manhiça ensaiada em três países africanos

Desde 2002 que investigadores moçambicanos se juntaram aos de todo o mundo na busca de uma vacina contra a malária. Segundo o Ministério da Saúde (MISAU) a vacina pesquisada na Manhiça, província de Maputo, apresenta potencial promissor e será testada, a partir de próximo ano, em três países africanos, nomeadamente Malawi, Gana e Quénia.

Baltazar Candrinho, director do Programa Nacional de Combate a Malaria, disse que dependendo dos resultados a obter na fase-piloto de ensaio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) poderá replicar experiencia noutros países antes da aprovação final da vacina.

Recorde-se que que o produto moçambicano, conhecido inicialmente por RTS,S/AS02, demonstrara no passado potencial de proteger adultos contra infecção, durante vários meses, nos Estados Unidos e na Gâmbia.

O desenvolvimento de uma vacina para crianças é de importância crítica porque crianças menores de cinco anos representam pelo menos 75 por cento das 2,7 milhões de mortes causadas pela malaria todos os anos em todo o mundo.

Em Moçambique a incidência de malaria é alta em todas as províncias, sendo 60 por cento dos pacientes na triagem das unidades sanitárias diagnosticadas com infecção, e os doentes com malária ocupam cerca de 40 por cento das camas nas unidades sanitárias.

Leia mais...

Editorial

A falta que as estradas e pontes nos fazem
domingo, 27 agosto 2017, 00:00
O Governo assume que no presente quinquénio tem quatro pilares essenciais para o desenvolvimento do país, nomeadamente a Agricultura, Energia, Infra-estruturas e Turismo, sectores nos quais... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 296 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador