Elevar o estatuto da mulher

–Isaura Nyusi na abertura da II Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM

Moçambique está hoje, de forma profunda, comprometido com o bem-estar da mulher e com a elevação do seu estatuto, facto que orgulha a Organização da Mulher Moçambicana e reforça o empenho na sua própria emancipação, auto-valorização. 

Estes foram os pronunciamentos de Isaura Nyusi, esposa do Presidente da República e presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), durante a II Sessão Ordinária do Conselho Nacional desta organização, que se realizou ontem em Maputo.

O evento serviu para efectuar “uma ampla e decisiva análise sobre as nossas realizações nos últimos 10 meses e reafirmar a convicção de que só com o diálogo se pode reactivar, perspectivar e alcançar os desígnios e propósitos por nós almejados”. A oportunidade serviu, igualmente, para reafirmar que a OMM continuará a participar de forma activa no desenvolvimento do país, “através do enquadramento das raparigas e mulheres na sua formação e educação”, ao mesmo tempo que procurará participar nas várias esferas do desenvolvimento do país, conforme sublinhou a respectiva Presidente.

Entretanto, lançou um apelo a todas as mulheres com vista a, ao nível da saúde, “dar a sua contribuição de forma a reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil, a malária, a tuberculose e as doenças diarreicas, o cancro da mama, entre outras doenças”.

Cabe ainda à mulher o seu empenho para “reduzir os elevados índices de prevalência do HIV e Sida e prevenir os casamentos prematuros, factores que emperram o desenvolvimento sustentável do nosso país”.

À OMM, lançou um apelo especial no sentido de trabalhar para atingir os objectivos do programa do partido Frelimo, bem como para o cumprimento do programa quinquenal do Governo e no alcance de medidas para preservar e consolidar a paz e unidade nacional. 

Versão-Impressa


Editorial

O Metical
domingo, 18 junho 2017, 00:00
Na semana passada celebrámos o 16 de Junho, dia da criação da nossa moeda, o Metical. Com efeito, o Metical nasceu a 16 de Junho de 1980, num processo de troca do escudo... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 272 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador