Distritos vão receber motobombas

Pelo menos três distritos da província de Manica vão receber, ainda este ano, catorze motobombas para irrigar campos, uma iniciativa que visa impulsionar a produção agrícola naquelas regiões do país.

As máquinas serão disponibilizadas pelo Governo central através do sector da Agricultura e Segurança Alimentar. O facto foi revelado, há dias, pelo chefe dos Serviços Provinciais de Agricultura, em Manica, Zacarias Muzaja.

Zacarias Muzaja disse que os equipamentos de irrigação serão alocados aos distritos de Macossa, Guro e Machaze, que registaram fraca produção na primeira época da presente campanha agrária 2016/17. A acção, segundo a fonte, visa impulsionar a actividade para aumentar a produção agrícola na província.

“São distritos com sérios problemas de estiagem. Isso tem condicionado, sobremaneira, as metas de produção, por isso vamos alocar as máquinas para impulsionar a actividade para aumentar a produção e produtividade”, explicou Zacarias Muzaja.

“Nesses distritos equipas estão a trabalhar para identificar prováveis zonas para o arranque da segunda época da campanha agrária. Em algumas comunidades já foram identificadas extensas áreas irrigáveis por poços subterrâneos necessitando, deste modo, dum sistema mecanizado”, afirmou.

Espera-se que essas comunidades conduzam a actividade com sucesso, facto que poderá contribuir na abundância de alimentos para a população.

“As máquinas são de duas a quatro polegadas, o que significa que são motobombas com uma capacidade que poderá ajudar grandemente no processo de produção alimentar. A ideia é fazer uma irrigação responsável porque precisamos de água para outros fins nas próprias comunidades”, explicou Zacarias Muzaja, tendo afirmado que as condições de produção nos três distritos poderão melhorar com o aproveitamento das águas dos rios Save, em Machaze, Luenha e Zambeze, em Guro.

Na segunda época da campanha agrária, a província de Manica planifica produzir 500 mil toneladas de culturas diversas com destaque para cereais e leguminosas. Na primeira época da campanha agrícola, o sector de agricultura vai colher 3,5 milhões de toneladas de produtos diversas.

Domingos Boaventura
domingos.boaventura@snoticicas.co.mz

 

Versão-Impressa


Editorial

Boas notícias
domingo, 21 maio 2017, 00:00
A semana que ontem terminou foi fértil em acontecimentos. Por essa razão, decidimos não nos debruçar apenas sobre um e único tema neste Editorial, como é nosso... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 231 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador