A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) tem um museu que resume a história de mais de 100 anos desde a sua fundação. O museu estálocalizado no edifício central da empresa, localizado no largo da Praça dos Trabalhadores, ele também um edifício histórico, emblemático e cotado como uma das estações mais bonitas do mundo.

O espaço cumpre na plenitude o seu papel de preservar a memória da instituição e dos homens que laboraram para erguer uma das maiores empresas do país, com património espalhado deNorte a Sul. São fragmentos quelevam o visitante a encetar umaviagem no tempo, desde a casade madeira e zinco de 1883, atéaoportentoso edifício actual; ou dainauguração da primeira linha ferroviáriaentre a baixa de Maputo eo Transvaal, na África do Sul, emJunho de 1895.

Inicialmente, a empresa não operava somente no sistema ferroviário, tendo também explorado serviços de transporte rodoviário e aéreo, através da então Camionagem de Moçambique, extinta nos anos 80, e a DETA (Direcção de Exploração de Transporte Aéreo), transformada em Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Texto de Benjamim Wilson

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 240 visitante(s) ligado(s) ao Jornal