Comemorou-se, ontem, o Dia dos Museus sob o lema “Os museus como eixos culturais: o futuro das tradições”. A data foi instituída em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM). domingo saiu à rua para colher opiniões sobre a importância destes espaços.

Preservar coisas do passado

‒Assane Faquira, funcionário público

Eu acho que os museus são importantes porque são locais que servem e nos ajudam a preservar as coisas do nosso passado e, por conta disso, nós todos devemos fazer um esforço para preservar essas instituições. Há muito tempo que não visito algum museu por questões de agenda.

A última vez que o fiz foi em Nampula e já não me recordo qual era a intenção da visita, porque foi há muito tempo. Mas acredito que seja um sítio onde podemos nos confrontar com coisas antigas, que fazem parte da nossa tradição.

Fui lá para aprender

‒Fulgêncio Marrengula, funcionário público

O museu é importante para preservar a história. Por exemplo, quando se vai à Fortaleza, aprende-se como foi a entrada dos portugueses em Moçambique, portanto, estes espaços têm uma forte componente didáctica. Já tive a oportunidade também de estar nos museus da Moeda e da História Natural, primeiro para estudar e, segundo, levei os meus filhos para lá.

É uma pena não haver tanta publicidade sobre estes sítios. Começa-se a ficar com a sensação de que estes espaços estão a desmoronar, estão a desaparecer e é mau. Isto faz com que as crianças não conheçam a importância dos museus.

Consolidam os conhecimentos

‒Diana Senderre, inspectora

Um museu tem a importância de nos recordar das coisas do passado, consolidando desta forma os nossos conhecimentos teóricos sobre determinada matéria. Tudo torna-se diferente quando você vai ao terreno e tem contacto com objectos materiais, sobretudo para estudantes de história, filosofia, arqueologia ou outra área do saber.

Os vestígios e as recordações estão lá. Eu já fui para o Museu da Moeda, porque tinha um trabalho da faculdade por fazer, mas gostava de visitar mais espaços assim.

Aprende-se com facilidade

‒Anália Eduardo, comerciante

Visitei um museu quando era criança e já faz muito tempo que não o faço. Estava num passeio escolar, no âmbito daquelas visitas que as crianças fazem a vários lugares, que é para conhecer bem a história do país.

Todos os dias acontece alguma coisa importante e o museu tem esse papel de guardar esses acontecimentos. Há museus que até têm livros, então significa que a pessoa pode também sentar para ler. Os nossos filhos devem visitá-los mais, porque lá têm chances de aprender com mais facilidade.

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 279 visitante(s) ligado(s) ao Jornal