As descargas eléctricas, também conhecidas como relâmpagos, podem provocar queimaduras gravíssimas e parada cardo-respiratória, susceptíveis de levar à morte. Durante as chuvas, os raios podem cair na rede eléctrica e chegar às residências por meio da instalação, atingindo assim os residentes.

Assim, aconselha-se que, caso estes fenómenos o encontrem dentro de casa, feche todas as janelas e evite o contacto com objectos e estruturas metálicas, sobretudo com ligação ao exterior, como é o caso de chuveiros, portas de metal, bacias de lavatório e banheira.

Caso esteja fora de casa, deve evitar locais elevados e campos abertos. Não pode se posicionar perto de árvores isoladas.

Entretanto, domingo foi à para conversar com os leitores sobre as medidas de precaução que devem ser tomadas:

Não se pode tomar banho

Mudamugy Valgy, segurança, 50 anos

Quando estou dentro de casa, a primeira coisa que faço quando vejo que a temperatura mudou, é fechar todas as janelas e levar a minha família para um canto que acredito que seja seguro dentro de casa. Caso me encontre na rua, tento correr para um edifício e pedir que lá fique até que passe. Pelo que ouço a falar, nestas situações não se pode pegar muita água, nem tomar banho.

Ando distante de fios eléctricos

Essiaca Abacar, militar, 28 anos

Antes de sair de casa, todos deviam se preocupar em saber a previsão meteorológica do dia, principalmente no Verão; saber se haverá chuvas fortes e com possibilidade de trovoadas. É nesta estação que devemos andar sempre com uma sobrinha para nos protegermos do sol.

Em caso de relâmpagos a pessoa não deve sair de casa. Mas como temos que trabalhar, eu, particularmente, ando distante de fios eléctricos. Evito mexer no celular e ando distante de árvores, partindo do pressuposto que os raios atacam os pontos mais altos.

Desligo o quadro de energia

Celso Guirugo, consultor, 40 anos

Evito ficar debaixo de árvores. O melhor sítio para ficar é em edifícios de maior porte, pois já vêem estruturado de forma que não sejam acedíveis aos raios. Estando em casa, fecho todas janelas, mesmo sabendo que não estou totalmente protegido, porque a minha casa tem cobertura de chapas e nessa temperatura deve-se andar longe de objectos ou materiais metálicos.

Também desligo o quadro de energia quando vejo que haverá mau tempo que pode chegar a provocar trovões. Devia se publicar e divulgar mais sobre este assunto para alertar as pessoas que não têm conhecimento sobre o assunto, de forma a evitar muitas mortes e acidentes.

Evitar correr em locais alagados

- Teresa Sitoe, Assistente Comercial, 34 anos

Este realmente é um assunto complicado de abordar, só de ouvir fico com medo. Falando sinceramente, neste tipo de situação acho que sou mais medrosa que a minha filha.

Mas, sei que devemos evitar correr em locais alagados e temos que fechar as janelas de casa.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas