O país celebrou sexta-feira, 7 de Setembro, o Dia da Vitória, que em 1974 marcou a contagem decrescente rumo à proclamação da Independência Nacional, que viria a acontecer a 25 de Junho de 1975.

domingo ouviu alguns estudantes, procurando resposta para uma simples questão: o que se celebra no dia 7 de Setembro? O objectivo era testar o nível de conhecimento sobre a nossa pátria, sobre a nossa nação. As respostas foram díspares; de todo o tipo. Por este motivo, optou por assinalar com sinal de Certo, a resposta correcta, e com X, as erradas, de forma não deixar os leitores equivocados.

 

(X) Dia das Forças Armadas…

- Nitó Cossa, estudante da Escola Secundária HitaKula

Sete de Setembro é dia das Forças Armadas porque foi o dia que o nosso primeiro presidente, Samora Moisés Machel… já não me lembro o que realmente fez. Não sei o que aconteceu.

Nós estudamos esta matéria na disciplina de História, mas quando é para lembrar assim de repente custa.

 

  • Dia dos Acordos de Lusaka

- Rosa Felismina, aluna da Escola Secundária Joaquim ChissanoO dia 7 de Setembro é o dia dos Acordos de Lusaka, no qual o governo colonial assinou acordo com os libertadores para a proclamação da independência.

 

Foi o Primeiro Presidente, Samora Moisés Machel, que assinou com o Governo português os acordos, em nome da Frente de Libertação de Moçambique, para a proclamação da independência. Ele foi o primeiro presidente de Moçambique independente.

 

(X) Assinou-se o acordo geral de paz

- Celeste Henrique, da Escola Secundária Joaquim ChissanoSete de Setembro é feriado nacional, dia da Vitória, assinalado no tempo do… Presidente Joaquim Chissano.

 

No dia Sete de Setembro, a Frelimo e a Renamo assinaram acordos de Lusaka para termos paz em Moçambique.

Estudo na Escola Secundária Joaquim Chissano, Albazine. Por isso não me posso esquecer do que fez o patrono da minha escola, Presidente Chissano.

 

(X) Dia dos Acordos de Lusaka em 1994

- Catarina Muchanga, Escola Secundária Joaquim ChissanoSete de Setembro é dia da Vitória em que o governo português e a Frente de Libertação de Moçambique assinaram acordo de paz.

 

Meu Deus. Não me lembro bem em que ano foi, mas ontem mesmo tivemos essa pergunta e debatemos na turma.

Foi no ano de 1964… Não, não. Em 1964 foi o desencadeamento da Luta de Libertação Nacional. Tenho certeza de que foi em 1994. Sim foi em 1994.

Acho que foi na época do governo do Presidente Joaquim Chissano.

 

 
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique