Citadinos falam de medidas para estancar violações sexuais

Todos os dias são ouvidos relatos de casos de abuso sexual de menores e violação sexual de mulheres. Domingo saiu à rua para ouvir a opinião dos leitores a respeito de medidas a tomar para se parar com estes actos criminais.

Penas maiores

‒ António Malai, técnico administrativo

Para se acabar com a violação sexual de menores de idade, urge a aplicação de penas maiores aos violadores. Tem de haver mais responsabilização, porque o violador só fica dois anos na cadeia, voltando a cometer o mesmo acto. Uma condenação mais severa, de pouco mais de 24 anos de prisão, teria maior impacto.

Deve-se, também, parar com a resolução desse tipo de problema de forma amigável, entre as famílias, porque temos assistido situações desta natureza quando se viola uma menina de uma família desfavorecida.Os que têm posses violam e pagam.

Resgatar valores culturais

‒ Amone Mula, vendedor informal

Penso que a solução para se parar com a violência de menores é o resgate dos valores culturais, porque antes não tínhamos esses actos. Se antes sabíamos respeitar a idade para manter relações, temos de resgatar esses valores.

Também sabemos que quem faz esse tipo de coisas é um bandido, então, tem de haver boas punições. Quem fica pouco tempo na cadeia não sente nada, passa a não se importar com aquele tipo de crime, porque sabe que vai sair cedo. Mais anos na prisão fariam grande diferença.

Educar a sociedade

‒ Farida Ismael, promotora de vendas

O que podemos fazer é educar a nossa sociedade, porque estamos a notar que se perdeu o medo. Ninguém mais respeita as crianças e as leis. Penso que a realização de palestras e campanhas pode consciencializar as comunidades sobre este mal.

Por mais que os pais tentem controlar, as violações não param. Eles olham para elas na rua e pensam que já são mulheres, por causa daquele corpo grande e das saias. Temos de respeitar os direitos dos menores.

Mais atenção dos pais

‒ Deyse Tsambe, estudante

Precisa-se de mais atenção por parte dos pais.Controlar as movimentações das filhas e seus celulares. Devem conversar mais sobre a vida sexual, pois só assim irão saber se prevenir e identificar pessoas que apresentam sinais de desejar algo a mais com elas enquanto forem menores.

As mulheres devem denunciar casos de violação, porque ao calarem estão a dar espaço para que o violador faça mais vítimas, uma vez que a cadeia não funciona.

 

Pub