EDUCAÇÃO: KaMavota elege presidente do Conselho de Escolas

A Direcção Distrital de Educação e Cultura de KaMavota, em Maputo, organizou ontem a 1.ª Conferência Distrital de Conselho de Escolas que visava eleger um presidente para concorrer para representar o mesmo órgão a nível da cidade.

A reunião tinha em vista a preparação de eleições provinciais que vão decorrer no próximo mês.

Segundo o presidente dos conselhos de escolas a nível nacional, Dionísio Manhiça, participaram no evento realizado ontem os presidentes de conselho de escola a nível da Zona de Influência Pedagógica (ZIP).

As escolas são constituídas a nível da ZIP porque, por exemplo, a nível do distrito KaMavota existem cerca de 50 escolas, das quais 33 são públicas e as restantes privadas”.

A eleição de presidentes de conselho de escolas só ocorre nas escolas públicas que, devido ao número, são divididas em ZIP e a nível de KaMavota foram criadas 11 ZIPs.

Manhiça recordou que o eleito tem de se comprometer a continuar a trabalhar na monitoria e assessoria à direcção de cada escola, pois o representante funciona como fonte de interligação com a comunidade.

Uma das missões dos presidentes de conselho de escolas é contribuir para a melhoria do ensino, o que é uma espécie de descentralização que o Governo tem estado a fazer para as escolas públicas.

A comunidade tem de assumir a responsabilidade de olhar para a escola como um benefício para todos, mas para isso tem de contribuir quer a nível material, quer por de ideias”.

O objectivo do conselho de escolas é melhorar a literacia para garantir que os alunos das escolas públicas aprendem a ler, escrever e a contar. “As escolas têm de ter saneamento em condições, carteiras, professores e, em algum momento, sentimos que o Estado não contribui por falta de meios, por isso é chamada a comunidade local a intervir”.

São elegíveis para representar o conselho de escolas todos os encarregados de educação, professores e alunos com conduta aprovada na comunidade e que se identifiquem com a escola local.

 

 

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 464 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador